O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (2024)

Mais uma semana, mais uma expansão do “Como escolher o próximo Anime?”, um texto que pretende dar a conhecer três aspectos que simplificam o processo de escolha do próximo título:

  1. Aumentar a Zona de Conforto;
  2. Conhecer os vários Formatos de Anime;
  3. Estar em sintonia com o teu mood.

O primeiro explorei (em parte), na semana passada, com o “Shonen - O Derradeiro Guia”. Esta semana, incido no segundo aspecto: os diversos formatos que o universo Anime nos apresenta. Podem ser mais adequados ao teu gosto ou, mais importante, ao tempo (e paciência) que tens disponível.

Para quem está a começar, e até mesmo para quem já tem alguma experiência neste universo, os vários formatos são uma enorme confusão. Perceber a natureza de cada um ajuda-nos a adicionar novos títulos à lista plan to watch e determinar o momento de escolha.

Existem séries curtas, séries médias, séries longas, filmes, episódios especiais, OVAs, ONAs, e por aí fora. Vamos lá conhecer o que significa cada uma e as suas características.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (1)

Séries

Começo pelo formato mais popular. As séries que têm transmissão televisiva nos vários canais japoneses. Num ano, as estreias são divididas em quatro momentos, designados por temporadas de transmissão: Inverno, Primavera, Verão e Outono.

Cada temporada tem a duração de um trimestre, no qual, em média, estreiam 50 a 60 títulos. Têm uma frequência de transmissão semanal, o que significa que, ao fim de uma temporada, uma série terá entre 11 a 13 episódios (salvo raras excepções que podem ter uma duração mais singular, como Bakemonogatari por exemplo, que teve 15).

Observações:

  • Temporada de transmissão (ou temporada de estreia) é diferente de Temporada do anime.
    1. Temporada de transmissão refere-se à temporada na qual a série foi transmitida, e pretende delimitar o espaço temporal de transmissão, ex: Demon Slayer foi transmitido na Temporada da Primavera e na Temporada de Outono de 2019, com um total de 26 episódios.
    2. Temporada do anime refere-se à temporada narrativa, e pretende delimitar a história da série, ex: Demon Slayer tem 26 episódios que compõem a primeira temporada do anime.
Portanto, apesar de Demon Slayer ter sido transmitido ao longo de duas temporadas de transmissão, só tem efectivamente uma temporada narrativa.

Aspectos mais técnicos à parte, o que realmente importa reter é que existem séries curtas, séries médias e séries longas.

Noutros tempos, consideraria uma série curta um título com 26 episódios. Contudo, visto que vivemos numa época de pouca paciência generalizada para coisas “longas” e com pouco tempo para investir, vou considerar que actualmente uma série curta tem até 13 episódios, uma série média tem entre 26 a 78 episódios e uma série longa será qualquer uma com mais de 78 episódios (para este número foram consideradas 6 temporadas de transmissão).

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (2)

Filmes

Os filmes anime podem ter várias naturezas. Podem ser narrativas directamente relacionadas com a história de uma série (designadas também por canon, ou cânone), ex: a continuação narrativa de Demon Slayer foi produzida em formato filme, com exibição nos cinemas.

Podem ser narrativas indirectamente relacionadas com a história de uma série (designadas também por non-canon, ou obra não-canônica), ex: a maior parte dos filmes de Dragon Ball estão relacionados com a narrativa principal, mas de forma indirecta. Não são prequelas, não são sequelas, nem têm qualquer impacto na história principal.

Ou podem simplesmente ser filmes originais, adaptações de livros, de manga e de videojogos. Um bom exemplo com vários tipos de amostra é a colectânea de filmes Ghibli.

O formato do filme é o ideal para quando temos pouco tempo, ou não queremos investir energia num longo universo. Simplesmente apetece-nos algo que tenha início, meio e fim, onde num par de horas possamos sentir uma experiência completa. No entanto, este formato pode enganar em anime. Não é rara a existência de trilogias, e até de sagas de vários filmes, portanto recomendo muita atenção na hora de escolha.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (3)

OVA/OAV/OAD

Este formato é apelidado de diferentes formas, mas significam todas o mesmo. Original Video Anime (OVA), Original Anime Video (OAV) ou Original Anime DVD (OAD), são tudo termos para categorizar todo e qualquer anime cuja produção seja exclusivamente direccionada para o mercado do formato físico. Noutros tempos em VHS, entre outros formatos menos populares como o LaserDisc, e actualmente em DVD e Blu-ray.

A sua definição técnica permanece a mesma ao longo dos tempos. Porém, aquilo que realmente significa na indústria mudou drasticamente nas últimas décadas. Especialmente nos anos 80, os OVAs eram sinónimo de títulos curtos, de enorme qualidade técnica, com narrativas completamente originais e algumas experimentais.

Na actualidade, o OVA tem o propósito promocional de narrativas já existentes, sendo em muitos casos puramente comercial (alguns episódios OVA são vendidos em conjunto com volumes de manga, designados por Original Anime DVD). Ou, um bocadinho mais raro, o OVA tem a finalidade de expansão do universo narrativo das séries principais, ex: O OVA de dois episódios Attack on Titan: No Regrets, expande de forma canônica o universo principal de Attack on Titan. Neste OVA, que é uma adaptação do manga spin-off Shingeki no Kyojin: Kuinaki Sentaku, podemos ver um aprofundamento da personagem Levi e do seu passado.

Em suma, no passado OVA era sinónimo de qualidade, originalidade, liberdade criativa, de experiências e de ausência de restrições de idade. Actualmente, OVA tem o propósito promocional/comercial ou de, na melhor das hipóteses, realizar uma expansão do universo das séries já existentes.

Quem quiser entrar no mundo dos OVAs terá de procurar mais no passado que no presente. De qualquer dos modos, estas produções continuam a ser uma das melhores escolhas para quem estiver com pouco tempo. A maior parte tem poucos episódios e rapidamente oferecem uma experiência completa.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (4)

ONA

ONA significa Original Net Anime e categoriza todo e qualquer anime produzido para transmissão exclusiva em plataformas online, nomeadamente nos serviços streaming. Apesar destes títulos serem os OVAs da nova geração, no sentido de possuírem uma maior liberdade criativa e de restrição de idade, a sua duração e a quantidade de episódios, ao contrário do OVA, varia imenso de título para título.

Podem ter 4 episódios de 20 minutos como Mobile Suit Gundam Thunderbolt, ou 10 episódios de 25 minutos como Devilman: Crybaby ou até apresentarem-se com a estrutura clássica de uma série de transmissão televisiva, com 26 episódios de 20 minutos, como Bounen no Xamdou.

As ONAs são um formato muito interessante e estão apenas a dar os primeiros passos na indústria. Recomendo que tenham muito atenção à quantidade de episódios antes de a iniciar.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (5)

Episódios Especiais

Os episódios especiais estão intimamente ligados a uma narrativa principal, que geralmente foi transmitida na televisão. A narrativa destes episódios tende a ser uma expansão de eventos ou personagens da história principal. São extremamente curtos em duração, a maior parte tem um ou dois episódios, não ultrapassando muito essa barreira.

Estes episódios podem ser categorizados de várias formas:

  • Episódios Especiais, se tiverem a transmissão inicial na televisão;
  • ONAs, se a transmissão inicial for realizada na Internet;
  • OADs, se forem directamente integrados nos DVD e Blu-ray.

Considero este formato uma das mais interessantes soluções para explorar, no caso de estares com pouco tempo ou com pouca energia. Podes, por exemplo, verificar se os teus anime favoritos têm episódios especiais e aproveitar esses momentos para visualiza-los. Assim, estás a visitar e a completar um universo do qual gostas, onde já existe tempo investido, e em simultâneo, podes a ter uma experiência rápida e completa.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (6)

Considerações Finais

A duração de um anime nem sempre determina a sua qualidade. Existem títulos curtos que são uma perda de tempo, ao mesmo passo que existem títulos longos que são um investimento recompensador. Para cada duração e para cada formato existem imensas vantagens e desvantagens, que certamente abordarei num texto mais específico sobre o assunto.

O que realmente importa reter neste texto são as características de cada formato, porque, como disse no início, todos estes termos podem ser assustadores. Com tempo e experiência tudo se tornará familiar, quase como uma nova linguagem. Até lá, usem e abusem deste guia para melhor navegar no Universo do Anime. Às vezes temos mais tempo, outras vezes menos. Às vezes mais paciência, outras vezes menos. Daí a importância de saber escolher a dose certa, para o momento certo.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (7)

Insaciável curioso e consumidor de literatura, videojogos, cinema e anime. Tem preferência por uma boa história. Podes segui-lo em @Riuuzaki_23.

O Anime Explicado - Séries, Filmes, OVAs, OADs, ONAs (2024)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: The Hon. Margery Christiansen

Last Updated:

Views: 5510

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: The Hon. Margery Christiansen

Birthday: 2000-07-07

Address: 5050 Breitenberg Knoll, New Robert, MI 45409

Phone: +2556892639372

Job: Investor Mining Engineer

Hobby: Sketching, Cosplaying, Glassblowing, Genealogy, Crocheting, Archery, Skateboarding

Introduction: My name is The Hon. Margery Christiansen, I am a bright, adorable, precious, inexpensive, gorgeous, comfortable, happy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.